INICIO

Actividade Física na Terceira Idade

A actividade física em qualquer idade é bastante benéfica para se manter ou alcançar o equilíbrio físico e psicológico.
Esta torna-se especialmente importante quando alcançamos uma idade mais avançada, sendo que necessitamos manter as nossas articulações bem como os músculos exercitados.

O exercício físico contribui de uma forma bastante positiva em diversos factores como o equilíbrio, da autonomia, da contribuição do controlo de doenças como a diabetes, artrites ou doenças cardíacas ou mesmo a diminuição dos estados depressivos.

Com o avançar da idade, é importante tomar cuidados com as quedas causadas pela fraqueza dos membros inferiores, perda de equilíbrio, desordens visuais, entre outros. O exercício físico pode assim contribuir para a prevenção das quedas ao fortalecer os músculos, melhorarando os reflexos, a postura e a mobilidade. O peso é mantido e a flexibiildade aumenta. Caso chegue à terceira idade e ainda não se decidiu a diminuir o peso, saiba que é sempre uma boa altura para começar a mudar os seus hábitos.
Pode tomar um suplemento alimentar natural para impulsionar ao emagrecimento, à medida em que pratica exercício fisico e ingere uma alimentação cuidada.

A actividade física é ainda associada à longevidade, sendo que os indivíduos que praticam exercício físico ficam mais resistentes e com melhor condição física, à medida que vão envelhecendo. Estudos comprovam que os homens de 40 a 59 anos de idade que habitualmente façam exercício físico, possuem menos probabilidade de terem problemas cardiovasculares bem como uma taxa de mortalidade reduzida, por causa cardiovascular.

É vital que as pessoas pratiquem exercício físico, antes de atingirem a terceira idade e o mantenham no decorrer dos anos. Este contribui para uma vida mais saudável daqueles que regularmente a praticam.