INICIO

Beleza na Terceira Idade

Alcançar a terceira idade não significa mais a pessoa deixar de cuidar da sua aparência nem deixar de concretizar projectos de vida.
Felizmente o conceito de beleza, de imagem e de actividade na terceira idade tem mudado nos últimos anos.
Os cuidados nesta fase tendem a intensificar-se, principalmente nas mulheres que possuem outra consciência da sua autonomia, assumindo a passagem do tempo sem grandes problemáticas.

A maturidade é sem dúvida uma grande aliada do avançar da idade trazendo consigo a serenidade, a paciência e a sabedoria que nos tempos de juventude não se possuía. Contudo o corpo e a mente sentem o "peso" da idade. No plano emocional torna-se ainda necessário lidar com as perdas dos entes queridos.

Os desgastes provocados pelo avançar da idade são inevitáveis e para algumas pessoas envelhecer pode mesmo ser sinónimo d eincapacidades físicas o que impossibilitdoras do funcionamento normal do dia-a-dia.Uma forma de contrariar alguns problemas de saúde é evitando os maus hábitos na juventude e idade adulta, que prejudicam a saúde na idade mais avançada.

Assim, pode contribuir para o seu envelhecimento saudável através da prática do exercício físico, evitar bebidas alcoólicas, não fumar, descansar devidamente o corpo e a mente, praticar exercício físico regularmente, e efectuando chek-up completos anualmente.

Um cuidado, que deve ser adoptado em todas as fases da vida,practicamente desde que nascemos, é a alimentação. Uma dieta alimentar regrada, sem excessos, contribui largamente para a redução dos problemas de saúde e de obesidade do indivíduo. É fundamental existir um plano alimentar diário que seja tornado como um estilo de vida ao longo dos anos. Quando não existiram estes cuidados alimentares é possível recuperar a forma física através de suplementos alimentares naturais, combinados com a prática de exercício físico e uma alimentação cuidada.

O envelhecimento exterior é sentido em grande parte na pele que vai ficando mais ressequida, perdendo a elasticidade. Com alguns cuidados básicos pode prolongar a saúde da sua pele. Estes cuidados diários são constantes em todas as idades, variando apenas o tipo de produto utilizado.
Os primeiros cuidados anti-rugas devem começar a ser utilizados após os 25 anos.
A partir dos 30 anos, é comum começarem a surgir as imperfeições na pele da mulher, pelo que os cuidados com o contorno dos olhos e dos lábios. Os cuidados devem ser mais intensos em mulheres que começaram a tomar anticoncepcionais desde jovens, bem como nas mulheres que fumam.

A menopausa influencia directamente a saúde da pele, pois diminuindo a produção de estrogénio do corpo, a pele automaticamente se torna mais ressequida e menos elástica. É importantíssimo ingerir bastante água, ter uma alimentação cuidada e aplicar cremes nutritivos na pele. Os cuidados com o corpo são igualmente importantes. É aconselhável utilizar um bom creme hidratante em todo o corpo tendo especial atenção às zonas mais sensíveis.

Em cada camada etária é importante que existam os cuidados diários, sendo indispensável uma avaliação individualizada, pois cada pessoa tem características diferentes da pele.

É importante que a manutenção da pele seja feita desde tenra idade e ao longo da idade adulta, pois o envelhecimento é um processo constante.
O envelhecimento é mais evidente nas mulheres, já nos homens este processo é gradativo e menos evidente.
Uma forma de manter a beleza e a saúde na terceira idade é ter bons hábitos alimentares, de higiene e cuidados diários com a pele.

Um espírito jovem e alegre são ainda excelentes contributos para uma beleza interior transparecer para o exterior.